13 de outubro de 2010

Por que eu voto em Dilma.

Decidi escrever um post político que expressa minha livre opinião. Não faço campanha pra ninguém.

Minha mãe me ensinou valores. Valores que são minhas diretrizes. Algumas mudaram com o tempo, alguns se fortaleceram.

E o mais forte deles: Sou feminista. Não sigo uma ideologia pronta, mas tenho convicções e me respeito enquanto mulher. Sei a dificuldade que mulheres anteriores a mim passaram e isso me faz dar mais valor ainda e me respeitar, e respeitá-las.

Eu ia votar nulo

Não acredito em Dilma como presidente (votei em Marina no primeiro turno) e, por ideologia política, não voto em direita.

Dilma não conseguiu ganhar meu voto.

Mas Serra conseguiu por ela... com sua campanha machista.

Serra usou o possível lesbianismo de Dilma como plataforma de campanha. Claro, Dilma não faz o estereótipo feminino e fraquinho. Fica fácil então, pela sua aparência dura, dizer que Dilma é sapatona. Não voto em um homem que ache o lesbianismo uma falha de caráter. Ou não mereço meus amigos coloridos.

Por ele usar indiretamente a condição de mulher de Dilma nas entrevistas, nos debates, nas propagandas políticas diárias, ele conseguiu meu voto em Dilma.

Usa o fato dela ser mulher como se fosse uma fragilidade que a impede de ser presidente. Isso ficou claro no debate do dia 10 de outubro, na Band, quando uma mulher caluniada tentava se defender. Mas uma mulher que não tem uma aparência bonitinha e de mulherzinha e que não fica quietinha ante os ataques é motivo de piada, e é ridicularizada e rebaixada sob os adjetivos  "agressiva" e "treinada".


Sou a favor do aborto, sou a favor do casamento gay . Creio que a Dilma também seja, mas ela não é corajosa a ponto de falar, infelizmente. Mas também não quero um homem retrógrado e machista na presidência. Seria um atraso às conquistas de mulheres e gays.



Também estou farta de ver e ouvir homens e mulheres fazendo piadas machistas com Dilma porque ela não tem uma aparência graciosa, delicada, submissa.


Assim como nossa sociedade apoiada em valores heterossexistas, Serra não aceita  uma mulher em primeiro plano. E diz que ela não vai governar o país, e sim Lula, ou Dirceu.


Note que eu não estou colocando em xeque a veracidade dessas informações, mas o fato de que para Serra uma mulher não governaria esse país, seria mandada, manipulada por dois homens.


E agora é pessoal. Não aceito mulher que vote em Serra enquanto fala de direitos, superioridade feminina, independência ou qualquer coisa do tipo. Parece extremista, mas o machismo está tão declarado neste 2° turno que não consigo entender que não enxerguem.


Que vote nulo.


Não estou discutindo plataformas políticas, nem propostas de campanha, porque até Dilma e Serra se esqueceram disso. E se eles preferem se apoiar em argumentos morais, eu voto contra o Serra.

Deixe o seu comentário

Postar um comentário

Olá,
Sinta-se à vontade de comentar o que quiser, pois seu comentário é muito importante para a construção do Crônicas mal passadas..

Você também poderá gostar de:

^