14 de julho de 2010

Passo-a-passo de como fazer um colar elizabetano para animais de pequenos portes*

Seu gato de 4 meses caiu do quarto andar e quebrou a perna? Agora você tem que comprar um Colar Elizabetano para ele não arrancar as ataduras que o veterinário teve tanto trabalho para fazer. Mas não tem nenhum pet shop aberto. O que fazer?

Calma, seus problemas acabaram!

Vou ensinar hoje a fazer um colar de emergência que servirá para impedir que seu animal coce um olho doente ou tente tirar os curativos até que você compre um colar elizabetano de verdade.

O colar deverá ficar assim:




Você vai precisar de:

-1 prato grande
-1 xícara
-1 lápis
-1 Cartolina
-1 tesoura
-1 Cola
- Esparadrapo para fechar.

Desenhe uma circunferência na cartolina com o prato grande. No que deve ser o meio, desenhe outra circunferência menor com a xícara. Assim:


Cole outra folha de cartolina e recorte. A folha dupla de cartolina é por precaução para que o colar não fique tão fino. Agora faça um corte como no desenho abaixo:


Coloque no pescoço do animal e feche com esparadrapo.

Esse colar só serve para cachorrinhos de pequenos portes e gatos. Para cachorros grandes, sugiro papelão ou algo mais grosso, mas não garanto. Se seu gato ou cachorro tiver o pescoço mais grosso, meça antes com uma fita métrica ou um barbante.

Repito que esse colar caseiro é para emergências, o certo é usar um colar elizabetano que vende em qualquer pet shop e é baratinho.





*Realmente precisei fazer um colar desse de emergência, para Damião (o gato da fotografia). Como não achei muita coisa no google e como quebramos a cabeça para fazer esse colar, decidi postar. Tipo, utilidade pública.





55 Comentários

Eder Selau disse...

muito bom seu post pois preciso de um pra minha cadela rot que se operou e lambeu os pontos e abriu tudo .fico muito grata por essa dica sua valeu !!!!!!!!!!!

jacy disse...

Oi Eder, fico feliz pois quando escrevi esse post, foi justamente porque precisava de um colar e não achei como fazer.

Então, decidi escrever como eu fiz esse para que outras pessoas pudessem usar.

Espero que sua cadela fique boa logo. Obrigada pelo comentário!

Livia Luzete disse...

Super útil sua dica. Obrigada!!!

jacy disse...

Eu que agradeço, Livia!

Unknown disse...

Muito obrigado por esta dica. Precisei fazer um colar as pressas pois minha gata estava coçando em cima dos pontos, fiquei muito aflita, pois quando fui busca-la no veterinario o pet já estava fechado.Pensei vou ficar a noite toda acordada para não deixa-la se machucar. Ainda bem que achei sua dica.

jacy disse...

Eu que agradeço, melhoras pra sua gatinha!

Unknown disse...

Muito bom , gostei muito , por você esta ajudando quem precisa e não á lugar para comprer um !


ADOOOREI *-*

Anônimo disse...

adorei o seu post!!! eu estava precisando de um como emergencia e nem tinha ideia de como fazer!! obrigada

Anônimo disse...

olha,adorei a idéia e digo q funcionou com meu gatinho...mais leve,ele consegue se alimentar melhor,andar e achei q estressou menos q o colar elizabetano das lojas!

jacy disse...

Obrigada Anônimo(s). Que bom que funcionou, também tenho um colar elizabetano de loja e acho ele meio pesado pro pescoço do gatinho também...

L. disse...

ahhhhhhh! que maravilha de utilidade pública! precisei de um colar desses em caráter de emergência e seu post ajudou muito!!!
Obrigada e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

o colar para felinos deve ser maior na porçao vertical que na horizontal, pois os felinos se estressam mais quando sua visao lateral é bloqueada.

jacy disse...

Oi Anônimo. Olha só eu não sabia disso. Não entendi muito bem o que você quis dizer com "vertical" e "horizontal", não consegui vizualizar rsrsrs. Mas fica a dica pra quem for fazer o colar, sobre a visão lateral do bichinho.

Obrigada.

Anônimo disse...

Minha gata vai ser operada do olhinho e apesar de já ter comprado dois colares ( um levinho e outro pesadão) ainda não estava satisfeita..tadinha, como vai dormir, comer, beber ! já comprei uma folha de E.V.A. e agora com esse molde prático vou colocar mãos à obra. Vou fixar com uns cortes na coleirinha e fechar com furos e barbante. Vamos ver se dá certo.Quero acostuma-la antes da cirurgia. Grata pela dica.

Anônimo disse...

Muito obrigada! Meu cãozinho não parava de coçar o olho,e já está tarde demais para levá-lo ao veterinário...este colar de emergência ajudou muito!

jacy disse...

Anônimo (da gatinha) depois poste aqui como ficou seu colar de E.V.A.! eu coloco como um update no post e coloco seus créditos. Boa sorte pra sua gatinha!

Anônimo (do cãozinho) que bom que serviu! melhoras pro seu cãozinho!

Anônimo disse...

Olá,
O colar de E.V.A. ficou ótimo. Leve e mesmo maleável não dá acesso a ela se coçar. Ainda não operou mas estou colocando o colar por umas 3 horas duas vezes ao dia para que se acostume. Claro que fiquei de olho durante esse tempo que ficou com o colar de EVA, pois quero ver se é garantido para quando eu não esteja presente. Até agora tudo bem.
Fiz o molde como voce ensinou, porém cortei o círculo interior em fatia como uma pizza e depois deixei apenas 3 mais largas a igual distância e colei com cola quente fazendo alcinhas para passar a coleirinha, daquelas bem leves depois cortei um pouquinho em linha reta a parte abaixo da boca, o suficiente para ela não dobrar com as patinhas quando deita e não bater no pratinho. Hoje vou ao vet ver se a úlcera cicatrizou de vez ( acho que sim) e ai operar ainda esta semana e aproveito levar o colar ver se ele aprova. Esse colar só serve em animais pequenos e para evitar acesso a carinha, outras partes do corpo não vai servir pois ele dobra. Ele apenas impede o alcance das patinhas ao rosto.
Cristina Mogrovejo

jacy disse...

Ai Cristina que delícia! fico muito feliz. Você aceitaria me mandar uma foto? pode ser pra jacy[arroba]gmail.com. Coloco a foto no post.Acho que assim como eu, muita gente pode ficar curiosa e querer fazer igual.

É uma pena que vc precisa do colar pq sua gata tá doente, mas eu me sinto muito feliz em ter ajudado.

Melhoras pra sua gatinha.

Anônimo disse...

Mando sim, aliás já havia pensado em como te enviar a foto. Amanhã vou refazer o colar, pois percebi que pode ficar mais seguro e leve sem os cortes em "pizza", bastam as alças. Acho que amanhã mesmo te envio a foto. Enquanto isso dê uma olhada nesses links, tem outras dicas de colares.

http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=111274&tid=5483654011188717268&kw=colar+papel%C3%A3o+raio+x

http://www.ortovet.com.br/catalogo/loja_tipo2.php?pro_id=1051&cat_id=22

jacy disse...

Muito bom, a maioria só evita coçar os olhos, mas curti, várias opções.

Valeu pelas dicas!

Anônimo disse...

Esses posts eram para ganhar um prêmio. Obrigada, meninas!! ASS; PATY

Anônimo disse...

Olá:
O meu caozinho melzinho lambe a virilha demais.
Quando desinfeto, preciso segurar vários minutos.
Obrigada pela aula com a cartolina - que não é tóxica e também é boa para proteger os livros da poeira.
Tudo de Ótimo!

JacyCoelho disse...

Oi Anônimo, que bom que ajudou. Só não entendi a parte da cartolina proteger os livros da poeira. rsrsrs

JacyCoelho disse...

Eu com um sorriso de orelha a orelha :D

Fotografiageral disse...

OBRIGADA PELA DICA. ACABEI DE FAZER UM PRA MINHA GATINHA, SÓ QUE USEI RADIOGRAFIA VELHA. FICOU ÓTIMO. NEM VOU PRECISAR COMPRAR.  ELA DETESTOU, MAS FICOU MUITO ENGRAÇADO.

JacyCoelho disse...

É claro que ela detestou né? deve estar planejando uma vingança agora hahahah

Melhoras pra sua gatinha!



2011/12/30 Disqus <>

Meire_morais_cabral disse...

adorei,meu algodâo,machucou o olho,e figuei quebrando a cabeça + minha filha e conseguimos fazer ficou otimo valeu.

JacyCoelho disse...

Adorei o nome... Algodão...deve ser bem fofinho!

Solange-stefani disse...

meu cachorrinho esta com o olhinho machucado, eu fiz um curativo e ele tenta tirar toda hora, uma boa dica este colar, muito obrigada
 

JacyCoelho disse...

aprove

Jacy Coelho
http://cronicasmalpassadas.blogspot.com
[image: Facebook] [image: LinkedIn] [image:
Twitter]



2012/3/3 Disqus <>

JacyCoelho disse...

De nada, Solange. Espero que seu cachorrinho fique bom logo!

Elisagnr disse...

No meu caso, o colar elisabetano não funciona pra minha cachorrinha. Ela tem o pescoço fino demais e consegue lamber onde está a ferida. A cabeça é grande e o pescoço é fino. Fica desproporcinal.
 

JacyCoelho disse...

Nem se você usar algo mais grosso? Os colares de loja são estranhos nesse ponto, o daqui de casa é todo adaptado, cortado, mudado pra dar no pescocinho dos gatos...

Se vc fizer um em casa com algum material mais grosso, que se adapte ao pescocinho dela e que a aba seja grande a ponto dela não conseguir alcançar a ferida, será que não funciona?

Asdadds disse...

Maravilha!!!!

Vivicouto80 disse...

Caramba vc me tirou de um sufoco!!! consegui fazer, mas fiz com folha de raio x, ficou mto bom... obrigada mesmo!!!

JacyCoelho disse...

obrigada pelo comentário Vivi! 

Veki disse...

Olha que boa essa idéia ! Desesperada não encontrei roupinhas após a cirurgia para minha Poodle nem colar Elizabetano,nem focinheira para o seu tamanho.Ela coça tanto a ferida que abriu o cortezinho na barriguinha dela.É alérgica ao iodo e sua cicatrização não aconteceu! Obrigada pela idéia! BJS

JacyCoelho disse...

Tadinha...tomara que o colar funcione. Melhoras pra sua cadelinha!

Leticia_ms disse...

Oi achei muito interresante pra caso de emergencia mais fica melhor mais durinho se for feito com papelão no caso da minha cachorrinha ela é uma poodle filhote outro cachorro mordeu no fuçinho ela ficava passando a patinha coçando qdo aplicava o remedio Mas valeu a dica e fica a minha dica Obrigada

JacyCoelho disse...

 Letícia, esse aí que eu fiz, colei duas folhas de cartolina, achei que ficou ideal, mas claro que cada caso é um caso, sua cadelinha pode precisar de um mais durinho, o que vale é o molde que eu coloquei pra quem precisar fazer um...

...e sim, como citei no começo do post, é pra emergências. Não vou dizer que esse substitui o colar  elizabetano comprado nos pet shops, porque algumas vezes tem que ser ele mesmo. Mas pra casos emergenciais, como foi o caso relatado nesse post (se eu não tivesse feito nenhum, eu ia ter que ficar acordada a noite toda pra o gato não tirar o curativo).


(apesar de algumas vezes eu prefiro esse do que o original porque causa menos estresse)

Basilio Santos disse...

ótima ideia 

JacyCoelho disse...

 Obrigada, Basílio!

Elisa disse...

Mtoooo obrigada... sob medida ao q eu precisava... ;)

JacyCoelho disse...

Que bom Elisa, eu que agradeço a visita!

jane bastos disse...

Me ajudou muito,pois esta hora a noite não te nada aberto fiz pra meu cachorro durmir e naõ mexer em sua pata com a tala,amanha comprarei umma de elizabetano,obrigado pela diga valeuuuu

JacyCoelho disse...

Fico feliz!

Adão Rodrigues Pinheiro disse...

VOU FAZER FOI MT ÚTIL

JacyCoelho disse...

 Se quiser, pode falar aqui se serviu, ou não, e se precisou de alguma mudança pro seu bichinho.

Obrigada.

heleine disse...

poxa, quebrou um galhaço! depois de várias tentativas fracassadas, consegui fazer um... obrigada :)
ah, usei como material, em vez de cartolina, uma velha pasta de plástico. vi uns veterinários muito bons fazendo com material virgem de radiografia. bjos

JacyCoelho disse...

Que bom Heleine. Sim, radiografia é um ótimo material. Melhoras pro seu bichinho!

Adriano disse...

Cara me quebrou um galhão, obrigado.

Nana disse...

Obrigado pela dica! Sempre que tento fazer em casa sai uma porcaria hehe

Sandra Silva disse...

Muito bom...Obrigada pela sugestão!

Anne disse...

Valeu sua ajuda foi fundamental o gatinho da minha amiga estava lambendo o ferimento que tinha na perna assim tirando a pomada,mas agora isso vai mudar.

jacira costa disse...

poxa fiquei muito grata a vc que teve essa ideia, economizei minha gata agradeçe

Postar um comentário

Olá,
Sinta-se à vontade de comentar o que quiser, pois seu comentário é muito importante para a construção do Crônicas mal passadas..

Você também poderá gostar de:

^