15 de novembro de 2008

Música, mercado, tecnologia e sensações


"A música é um meio de comunicação bem poderoso. Ela penetra o íntimo da pessoa com suas vibrações encandeadas, dando o sentido exato do impulso que originou a sequência das notas proporcionando o recebimento da mensagem de forma mais objetiva do que se lêssemos uma comunicação escrita. Esta teria de ser entendida pela mente, ao passo de que o som, sendo vibração, passa por toda parte do nosso corpo e vai direto aos centros que devem alcançar.É o recado direto..."

Já mencionei anteriormente que não gosto de escrever sobre seminários, fóruns, mesas e eventos do tipo, mas como eu passei meu feriado no II Fórum de música, Mercado e Tecnologia, acho que é por que eu achei que seria uma experiência interessante. E foi.

Claro que um fórum não é feito pra vc sair de lá PHd em algum assunto, mas achei legal ouvir outras opiniões de pessoas que estão de lados opostos como foi o caso da mesa sobre Feiras e Festivais Independentes, uma das mais acaloradas das quais eu participei.

Outros temas foram debatidos como produção musical, distribuição, exportação da musica para o mercado europeu e linhas de crédito. Sempre tive um pé atrás com um jornalismo musical – uma das mesas – pelo fato de que sempre tive a sensação de que críticos musicais não criticam, se promovem. Tipo: é cult falar de Mallu Magalhães porque ela é a sensação do momento, e quem ouve Mallu Magalhães é cult. Mas ninguém tem coragem de escrever que cantarola Britney Spears, porque falar bem de Britiney é queimação. E por aí vai...

Gostei de ouvir os jornalistas presentes falarem que o guia na hora de escrever sobre musica deve ser a sensação... porque musica nada mais é do que sensação...

Outro ponto positivo do fórum foi ver não só produtores, gestores, jornalistas e outras figuras dos bastidores, mas ver músicos mesmo como Ronei Jorge, Manuela Rodrigues, Retrogoguetes, Nancita, Luisão, entre outros que eu nem conheço...

Concluindo....para quem reclama sem parar que não há espaço para fazer música, principalmente em Salvador, não está errado não, mas não é hora de ficar reclamando. Hoje pode-se criar seu próprio espaço, e cada vez mais é o talento do artista que prevalece nesse mar de musicas em MP3 que invade nossos ouvidos todo os dias, e se o estado promove um evento desse é porque está olhando para a música com um olhar profissional, o que pode ser percebido nos editais da funceb, aliás tem um que fecha essa semana...ainda dá tempo.


"...Daí o fato de nos precavermos, apreciando somente as composições que nos transmitem sentimentos condizentes com o nosso desejo de evolução."*

*De um livro espirita da qual não lembro o título nem o autor, copiado há muito tempo atrás no meu velho caderno de anotações.

Deixe o seu comentário

Postar um comentário

Olá,
Sinta-se à vontade de comentar o que quiser, pois seu comentário é muito importante para a construção do Crônicas mal passadas..

Você também poderá gostar de:

^