30 de julho de 2008

Convite: O som no cinema: mostra e curso

somnocinemaCaixa cultural apresenta
O som no cinema: mostra e curso
CAIXA Cultural Salvador: 12 – 24 ago 2008

A mostra O som no cinema apresentará uma história do cinema mundial a partir do som – tanto no que se refere aos aspectos da linguagem cinematográfica, como através dos seus aspectos técnicos – e será acompanhada por aulas ministradas pelos principais especialistas no assunto. Os filmes projetados e as aulas estarão em consonância, tematizando, a cada dia, diferentes aspectos da evolução do som no cinema, desde o primeiro cinema até os dias de hoje.

Estão previstas aulas de estudiosos e profissionais especializados, como Fernando Moraes, Virgínia Flores, Ivan Capeller, João Luiz Vieira, Eduardo Santos Mendes, Suzana Reck Miranda, entre outros, assim como a exibição de filmes que marcaram tanto avanços técnicos quanto estéticos da utilização criativa do som cinematográfico. A programação traz títulos como Meu tio (Jacques Tati, 1958), Pickpocket (Robert Bresson, 1959), Crônica de um verão (Jean Rouch, 1960), Apocalypse now (Francis Ford Coppola, 1979) e Dançando no escuro (Lars von Trier, 2000).
As sessões de filmes são abertas ao público, mas para participar do curso será necessário realizar inscrição prévia, gratuitamente, de 25 de julho a 08 de agosto, através do email: cursos@telabrasilis.org.br, com o assunto "Solicitação de inscrição – Mostra O som no cinema".
Maiores informações: http://www.telabrasilis.org.br/somnocinema/
_______________________________
PROGRAMAÇÃO
terça-feira, 12 ago
14h O cantor de jazz (Alan Crosland, 1927)
16h M. O vampiro de Dusseldorf  (Fritz Lang, 1931)
18h30 palestra O cinema mudo e a passagem para o cinema sonoro
Fernando Morais
Mestre e Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Defendeu dissertação e tese sobre som no cinema. É professor do Departamento de Cinema da Universidade Estácio de Sá.

quarta-feira, 13 ago 14h Crepúsculo dos deuses (Billy Wilder, 1950)
16h A marca da maldade (Orson Welles, 1958)
18h30 palestra O cinema clássico-narrativo
Fernando Morais
Mestre e Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Defendeu dissertação e tese sobre som no cinema. É professor do Departamento de Cinema da Universidade Estácio de Sá.

quinta-feira, 14 ago 14h Amor sublime amor (Robert Wise e Jerome Robins, 1961)
16h Carnaval Atlântida (José Carlos Burle, 1952)
18h30 palestra Os musicais clássicos
Suzana Reck Miranda
Musicista e Pesquisadora. Mestre e Doutora em Multimeios – UNICAMP (Linha de Pesquisa: Cinema). Docente dos Cursos de Rádio e TV e de Cinema na Universidade Anhembi Morumbi. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Sonoridades (Universidade Anhembi Morumbi), no qual coordena a linha de pesquisa Poéticas sonoro-musicais e suas significações.

sexta-feira, 15 ago
14h Meu tio (Jacques Tati, 1958)
16h Pickpocket (Robert Bresson, 1959)
18h30 palestra As experiências inovadoras
Suzana Reck Miranda
Musicista e Pesquisadora. Mestre e Doutora em Multimeios – UNICAMP (Linha de Pesquisa: Cinema). Docente dos Cursos de Rádio e TV e de Cinema na Universidade Anhembi Morumbi. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Sonoridades (Universidade Anhembi Morumbi), no qual coordena a linha de pesquisa Poéticas sonoro-musicais e suas significações.
sábado, 16 ago 12h O cantor de jazz (Alan Crosland, 1927)
14h M. O vampiro de Dusseldorf (Fritz Lang, 1931)
16h Crepúsculo dos deuses (Billy Wilder, 1950)
18h A marca da maldade (Orson Welles, 1958)
domingo, 17 ago
11h30 Amor sublime amor (Robert Wise e Jerome Robins, 1961)
14h Carnaval Atlântida (José Carlos Burle, 1952)
16h Meu tio (Jacques Tati, 1958)
18h Pickpocket (Robert Bresson, 1959)
terça-feira, 19 ago
14h A opinião pública (Arnaldo Jabor, 1964-1967)
16h Crônica de um verão (Jean Rouch, 1960)
18h30 palestra Paisagem sonora no documentário: do som direto das ruas à performance da voz e da música
Hernani Heffner
Professor de História do Cinema Brasileiro e História do Cinema Mundial na PUC-Rio e Conservador-chefe da Cinemateca do MAM (RJ)

quarta-feira, 20 ago
13h Star wars – Uma nova esperança (George Lucas, 1977)
15h Apocalypse now – Redux (Francis Ford Coppola, 1975)
18h30 palestra Sound design multicanal
Hernani Heffner
Professor de História do Cinema Brasileiro e História do Cinema Mundial na PUC-Rio e Conservador-chefe da Cinemateca do MAM (RJ)

quinta-feira, 21 ago
14h Baile perfumado (Lirio Ferreira e Paulo Caldas, 1997)
16h Filme de amor (Júlio Bressane, 2003)
18h30 palestra O som no cinema brasileiro contemporâneo
Virgínia Flores
Professora da Universidade Gama Filho no Curso de Cinema. Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com a dissertação O cinema uma arte sonora. Editora de som de filmes como Cleópatra (Júlio Bressane, 2006) e Nome próprio (Murilo Salles, 2007).

sexta-feira, 22 ago
14h Veludo azul (David Lynch, 1986)
16h Dançando no escuro (Lars Von Trier, 2000)
18h30 palestra O som no cinema contemporâneo
Virgínia Flores
Professora da Universidade Gama Filho no Curso de Cinema. Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com a dissertação O cinema uma arte sonora. Editora de som de filmes como Cleópatra (Júlio Bressane, 2006) e Nome próprio (Murilo Salles, 2007).
sábado, 23 ago 12h A opinião pública (Arnaldo Jabor, 1964-1967)
14h Crônica de um verão (Jean Rouch, 1960)
16h Star wars – Uma nova esperança (George Lucas, 1977)
18h Apocalypse now – Redux (Francis Ford Coppola, 1975)
domingo 24, ago
12h Baile perfumado (Lirio Ferreira e Paulo Caldas, 1997)
14h Filme de amor (Júlio Bressane, 2003)
16h Veludo azul (David Lynch, 1986)
18h Dançando no escuro (Lars Von Trier, 2000)

Deixe o seu comentário

Postar um comentário

Olá,
Sinta-se à vontade de comentar o que quiser, pois seu comentário é muito importante para a construção do Crônicas mal passadas..

Você também poderá gostar de:

^