29 de junho de 2008

Bafômetros, bombons e Luciano Huck


O assunto do momento, desde o dia 20 de junho, é a chamada Lei de tolerância zero, ou a lei seca que altera o Código Brasileiro de Transito e busca mudar o comportamento dos motoristas e diminuir o número de acidentes no trânsito impondo penalidades mais severas ao motorista que dirigir com qualquer concentração de álcool por litro de sangue.

O tema causa polêmica no país onde se trabalha a semana inteira pensando no barzinho do fim do dia ou no final de semana. Vivemos no país da cultura da festa, da extravagância, e os motoristas que juram que duas latinhas de cerveja não os impedem de dirigir ficaram revoltados. E o que isso significa? Pautas. Há uma semana os jornais[bb] estão recheados de matérias que abordam o problema de diferentes ângulos, desde a primeira prisão e um motorista bêbado, a primeira carteira apreendida e a questão do bombonzinho[bb] de licor. Todos os telejornais (acho, pois não assisti a todos), um atrás do outro, noticiaram a polêmica do bombozinho. Alguns até com diagnósticos diferentes.

Mas há um problema pior do que esse. A lei é boa, veio para educar, mas parece que é mais uma que vai entrar pro rol das lei que não ‘pegam’ nesse país. As reportagens demonstram que a própria polícia não está preparada para cumprir a lei, e anda cometendo deslizes, e todos sabemos que não estamos preparados para que a lei seca se cumpra. Efeito de comparação, o jornal Correio da Bahia desse sábado (27) atesta que temos 620 mil veículos na cidade e a SET, que controla o tráfego, tem (pasmem!) apenas dois bafômetros!! (lei a matéria aqui)

...

Enquanto isso, no último sábado (28), Luciano Huck, apresentou de novo o quadro “Vou de táxi” no Caldeirão do Huck, e apresentou de novo um show de mal-costumes e do o que não fazer’ quando se está no volante.

Coisas bestas e básicas como a maneira certa de segurar no volante para uma direção defensiva- algumas vezes ele chega a dirigir com uma mão só – o que ajuda se precisar de reflexos rápidos. Ele chega a cometer até algumas infrações como dirigir com o braço recostado na janela do veículo e até já deu partida no táxi sem por o cinto de segurança. Não estou dizendo que a carteira dele deva ser casada, e que ele é um péssimo motorista, nada disso, só que ele é um homem público, portanto é um exemplo para muitos simples mortais. Só uma opinião.

Lei 11.705 - Código de Trânsito Brasileiro

Lei 9.503 - Lei seca

Deixe o seu comentário

Postar um comentário

Olá,
Sinta-se à vontade de comentar o que quiser, pois seu comentário é muito importante para a construção do Crônicas mal passadas..

Você também poderá gostar de:

^