7 de maio de 2008

A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão

Pretendo, ao menos uma vez por semana, postar aqui uma dica de livro, site ou filme, o que for. Como é a primeira vez, vou dar duas dicas ao mesmo tempo - uma de site e outra de livro - e vou começar pelo meu escritor favorito: Machado de Assis
A coisa mais difícil é escolher uma só obra de Machado. Na verdade a dica é Machado de Assis mesmo, recomendo qualquer obra da fase realista. Mas, pra não ficar no vazio, escolhi um conto usando um critério bem clichê - simplesmente o meu primeira obra machadiana.
Então se você nunca leu Machado de Assis na sua vida, comece por O Alienista. É curto, de leitura fácil e rápida, perfeito para um começo, e uma obra fiel à linguagem própria e inconfundivelmente machadiana, quando com humor, o autor faz o leitor se divemachadoassisrtir enquanto critica a sociedade burguesa do século XIX. O livro não é caro e dá pra encontrar de graça na Internet pelo site Contos completos de Machado. Pronto, essa é a minha dica de site. Todos os contos que eu procurei lá, achei e até agora todos estavam completos mesmo.
Para quem conhece a obra de Machado e já leu O Alienista, bem, releia!

Deixe o seu comentário

Postar um comentário

Olá,
Sinta-se à vontade de comentar o que quiser, pois seu comentário é muito importante para a construção do Crônicas mal passadas..

Você também poderá gostar de:

^